Mais um dos meus passeios pelas terras de Dona Elizabeth II! E esse foi algo emocionante, para resumir bem. Fui conhecer o escritório de desenho de estampas da tradicionalíssima Liberty London.

Desde 1845, a marca de tecidos Liberty Fabrics, parte da Liberty London (loja de departamentos perto da Regent Street que é sinônimo de qualidade e luxo), desenvolve estampas que viram tendência pelo mundo todo, como, por exemplo, os inigualáveis florais da casa. Desvendei, com a ajuda de uma das designers do grupo, Keighley Shepherdly, formada pela estrelada Central St. Martins, os mistérios na hora de desenvolver uma nova padronagem, mercado que pode crescer muito ainda aqui no nosso país. Tanto é que os olhos dessa grande empresa se volta para cá, fixando agora escritório para negociar diretamente todas as suas cores e texturas com marcas nacionais.

Keighley me explicou que o time de designers chega a quase uma dezena de especialistas, e que também é muito importante o uso de colaboradores de outros segmentos para enriquecer os novos modelos. Vou explicar com um exemplo bem popular: para a coleção que entrará daqui um ano, a Liberty se inspira nos cinco sentidos. Remetendo ao paladar, o chef  Jamie Oliver foi convidado para botar a mão na massa, ou melhor, no papel, para criar estampas. Ele fez desenhos super legais dentro do tema, mas que precisou ser ajustado para o uso em estampas. Aí que entra o time de designers da casa, criando uma padronagem de moda e em cinco opções diferentes de cores. Eu vi todas essas novas estampas, inclusive as do Jamie, as fotos ainda não podem ser divulgadas, mas posso adiantar que será um sucesso!

Fiquei curiosa ao ver tantos jovens trabalhando em um escritório tão tradicional. Em resposta, a Liberty divulga gostar de investir em talentos, inclusive com concursos em universidades. Valorizar também o novo, como poderia ser assim por aqui, não é? Talvez esteja aí o grande sucesso desse império dos tecidos – unir o clássico com o novo e a qualidade com a criatividade.

Fotos: Divulgação.

Visitona